Exemplo de carta de apresentação para estágio

Um estágio profissional é o primeiro contato que um recém-formado tem com o mundo do trabalho, além disso, serve de experiência para colocar no currículo para primeiro emprego.

Se você está à procura de uma carta de apresentação para estágio, mas, não tem ideia de como fazer, você está no lugar certo.

Neste artigo, vou compartilhar com você exemplos de carta de apresentação para estágio. Estas cartas irão ajudá-lo a criar sua própria carta de apresentação. Confira!

O que é uma carta de apresentação para estágio?

Uma carta de apresentação para estágio é um documento que você envia junto com o curriculum vitae ao se candidatar a uma vaga de estágio numa empresa.

É na carta de apresentação onde você mostra a sua motivação para fazer o estágio na empresa, para isso, responda às seguintes perguntas:

  • Porque você está se candidatando ao estágio? (Motivação)
  • Que qualificações, conhecimentos e habilidades você traz?
  • Quais são seus pontos fortes? (habilidades interpessoais)
  • O que você oferece à empresa como estagiário?

Se você conseguir responder a essas perguntas, os empregadores irão aceitar o seu pedido de estágio sem problemas.

Estrutura de uma carta de apresentação para estágio

A estrutura de uma carta de apresentação para estágio, não é diferente das outras cartas de apresentação que você conhece, ela é dividida em:

1. Saudação

Você inicia sua carta de apresentação para estágio cumprimentando o recrutador.

Por exemplo:

“Prezado Jorge Muchacuar,” ou “Prezada Carmen,” se não souber o nome da pessoa responsável, não há problemas, use “Prezado(a)” como saudação.

2. Introdução

Depois de cumprimentar o recrutador com uma saudação amigável, você precisa especificar para qual estágio está se candidatando.

Se for uma candidatura espontânea, escreva algo como:

Jorge Muchacuar, aluno do último ano do curso de Engenharia Informática na Universidade Eduardo Mondlane, estou escrevendo com o objetivo de pedir a realização de meu estágio profissional na (nome da empresa).

Mas, se estiver a responder a um anúncio de emprego publicado num site de emprego ou no site da própria empresa, escreva o seguinte:

Estudante do último ano do curso de Gestão de Marketing na Universidade Unilurio, venho por este meio expressar meu interesse na vaga de Estagiário de Direito publicada no Trovagas.

3. Corpo da carta

Aqui é onde você informa ao recrutador as motivações que o levaram a se candidatar para a vaga de estágio.

Mostre que você tem a formação e as competências necessárias para ocupar a vaga.

Se você está se candidatando a uma vaga de estágio anunciado no site de emprego ou no site da empresa, eu recomendo que veja no anúncio de emprego, as qualificações, conhecimentos, habilidades e pontos fortes que os estagiários devem ter.

Aqui estão algumas coisas que você pode colocar no corpo da sua carta para convencer o recrutador que você é a pessoa certa para ocupar a vaga:

  • Projetos que você participou durante o curso.
  • Habilidades sociais (por exemplo, espírito de equipe, flexibilidade).
  • Conhecimento importante (por exemplo, linguagem ou habilidades de TI).

4. Encerramento e assinatura

Na última parte final de sua carta de apresentação, informe que você espera ser convidado para uma entrevista de emprego e deixe sua assinatura.

Escreva a sua carta de apresentação no corpo do seu email

Uma abordagem altamente eficaz para enviar sua carta de apresentação é incorporar o seu conteúdo diretamente no corpo do email, ao invés de anexá-lo.

Ao redigir o conteúdo da carta de apresentação no corpo do email, o recrutador tem acesso imediato ao seu texto assim que abre a sua mensagem.

Se a sua carta for boa, é provável que o recrutador se interesse em conhecer mais sobre você e não hesite em analisar o seu currículo.

Além disso, certifique-se de incluir um assunto claro no email, destacando claramente o propósito da sua mensagem.

Por exemplo: “Candidatura para Estágio – [Seu Nome]”.

Exemplos de carta de apresentação para estágio profissional

Carta de apresentação para estágio de fim de curso

Prezado(a),

Vânia Kennedy, aluna do último ano do Curso de Turismo e Hotelaria da Universidade Católica, apresento-me perante esta distinta empresa.

No momento procuro uma empresa onde possa realizar o meu estágio.

No curso adquiri os conhecimentos necessários para o desempenho de várias funções relacionadas com a minha profissão. Fui treinada para atuar na área de hotelaria, promoção de serviços hoteleiros, bem como atendimento e guia turístico.

Estou muito animado para apoiá-lo como estagiário em sua equipe e, assim, dar o primeiro grande passo na vida profissional. Já estou ansioso para uma entrevista em breve, onde vou convencê-lo ainda mais da minha adequação.

Muito obrigada

Vânia Kennedy

Carta de apresentação para estágio para técnico de informática

Prezada Carmen Lukaku,

No final deste ano vou terminar o meu curso de técnico de sistemas informáticos no Instituto de Transportes e Comunicações (ITC).

No momento procuro uma empresa onde possa realizar o meu estágio profissional como técnico de informática.

Possuo bons conhecimentos de redes e manutenção de computadores, também entendo bem de criação de websites usando o CMS WordPress.

Sou uma pessoa com uma grande capacidade de aprendizagem, gosto de trabalhar em equipa, acredito que posso ajudar a sua equipa nas tarefas diárias enquanto aprendo.

Consciente de que esta carta de apresentação pode não ser suficiente, estou anexando o meu CV e gostaria de ter uma entrevista para poder detalhar mais as minhas motivações.

Muito obrigado

John Kennedy

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.