Enviar currículo em PDF ou Word? Veja qual o formato usar

Enviar currículo em PDF ou Word?

Está é uma dúvida muito comum quando chega a hora de enviar currículo por email.

Neste post explico qual formato considero mais adequado para envio de currículo por email, já que recebo muitas vezes essa dúvida. Aqui explico se é melhor fazê-lo no formato PDF e ou se é melhor fazê-lo no formato Word. Confira!

Veja também:

Enviar currículo em PDF ou Word?

Pela minha experiência como recrutador e depois de ter visto milhares de currículos, é mais recomendado enviar seu currículo em PDF do que em Word.

Isto porque um CV em formato PDF não pode ser editado, tornando-o muito mais confiável.

Enquanto o formato Word, é possível que qualquer pessoa faça alterações indevidas no seu currículo.  No caso do PDF, ele não pode ser alterado.

Está é uma das principais razões que recomendo o uso do PDF ao enviar o currículo por email.

Além disso, enviar um currículo em PDF ajuda a evitar problemas de formatação que podem surgir ao abrir um arquivo Word em diferentes versões do software ou se o destinatário não tiver as mesmas fontes instaladas em seu computador.

O PDF garante que o seu documento permaneça o mesmo, da maneira como você o enviou, não interessa o programa ou dispositivo que for usado para acessa-lo.

Porque enviar o currículo em PDF é a melhor opção?

Ao enviar o seu currículo em PDF, você garante que o recrutador ou a empresa receberá o mesmo documento que foi cuidadosamente preparado no seu computador, sem qualquer alteração.

É obrigatório enviar o currículo em PDF?

Não é obrigatório enviar o seu CV em PDF.

O que estou a dizer é o seguinte: se você não quer correr o risco de o seu CV chegar ao destinatário desconfigurado, envie o seu CV no formato PDF porque não tem esses problemas.

Com isso, não estou a dizer que o seu CV em formato Word não será lido, vai ser lido sim. Mas, pela minha experiência, os arquivos em PDF parecem mais profissionais e são menos problemáticos com essa questão de layout e formatação.

A minha recomendação é sempre seguir à risca as instruções do anúncio de emprego. Muitas vezes o próprio anúncio indica em que formato você deverá enviar o seu currículo. Se for esse o caso, siga as instruções recebidas.

Mas no caso de que não seja indicado nenhum formato pelo empregador, o formato indicado na grande maioria das vezes é o PDF.

Como converter um documento em Word para PDF?

Depois de explicar as vantagens de usar o formato PDF para enviar currículo , agora está na hora de explicar como converter um documento em Word para PDF.

Existem muitas maneiras de converter um documento em Word para PDF, mas selecionei algumas para que você possa escolher a que mais gosta. Da mesma forma, se você conhece outras formas de converter um documento em Word para PDF, convido você a deixar o seu comentário.

Usando o Microsoft Word

As novas versões do Word (2010 para cima) permitem converter diretamente o documento para PDF. No Word use a opção imprimir e escolha impressora PDF ao invés de uma impressora convencional. Ele vai pedir o nome do arquivo e onde quer salvar.

Salvando o documento em PDF no Microsoft Word
Salvando o documento em PDF no Microsoft Word

Conversão de PDF online

Na internet, existem muitos sites que permitem converter documentos de Word para PDF, você só precisa de entrar no site, fazer o upload do seu documento e clicar em converter. Em poucos minutos o seu documento estará convertido para o formato PDF.

Segue abaixo os links de alguns sites que recomendo:

https://document.online-convert.com/convert/doc-to-pdf

https://www.gonitro.com/word-to-pdf

https://www.sodapdf.com/pt/word-para-pdf/

https://xodo.com/pt/conversor-de-pdf

Conclusão

Espero que este artigo tenha ajudado a escolher o melhor formato de arquivo a usar ao enviar o seu currículo por email. Só para lembrar, você está livre de usar o formato que desejar, se você acha que o formato Word é o melhor, use, não há nenhum problema com isso.

Nenhum recrutador vai rejeitar a sua candidatura por enviar o CV em Word.

Eu apenas dei a minha opinião com base na minha experiência como recrutador.

Mais uma vez convido você a deixar seu comentário, se desejar.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.